- A Carta de Apresentação deve ser dirigida a alguém em particular (evite frases como "Exmo/a Senhor/a"). Deve tentar descobrir o nome da pessoa com poder para contratar. Se não for possível, pode endereçar a carta a um título ou ao departamento de Recursos Humanos.
- Considere a Carta de Apresentação como uma carta profissional.
- Nunca ocupe mais de uma página para escrever a Carta de Apresentação.
- Use papel de qualidade, branco ou claro (mesmo tipo de papel que usou para imprimir o CV).
- Breve explicação do que oferece e quer, sem esquecer que a Carta de Apresentação deve estar de acordo com o que a empresa procura.
- Tire do seu CV apenas os aspectos importantes para a posição (competências, aptidões, resultados alcançados). Não faça um novo CV. O seu CV fala sobre si, a Carta de Apresentação fala da empresa, do objectivo.
- Use a Carta de Apresentação para convencer, para persuadir o leitor que é o candidato mais adequado para a posição, que está apto para aquelas funções.
- Mostre entusiasmo e interesse na empresa. Escreva alguma coisa sobre a empresa ou sobre o sector que demonstre que tem algum conhecimento sobre eles.
- Verifique a ortografia, gramática e as expressões antes de imprimir a carta.
- Use frases curtas, concisas, mas com um léxico rico. Não escreva mais de quatro ou cinco parágrafos.
- Evite expressões muito formais e factos. A Carta de Apresentação é uma medida do que quer obter.
- Use verbos de acção ao escrever a Carta de Apresentação.
- Não use demasiado a palavra "eu", pode dar uma imagem egocêntrica.
- Não use cópias de Cartas de Apresentação ou parágrafos previamente utilizados para outros processos de recrutamento. Escreva uma carta diferente para cada empregador.
- Escreva uma Carta de Apresentação orientada para a empresa, seja flexivel e esteja aberto a aprender e a trabalhar em equipa.