Cada tipo de Curriculum Vitae ou Carta de Apresentação enfatiza diferentes aspectos da educação ou experiência do candidato. Dependendo da experiência profissional do candidato, há diferentes modelos:
Sem Experiência
Objectivo: mostrar as capacidades e o potencial do candidato. O que ele oferece em particular que é diferente dos outros candidatos. Normalmente, a experiência é muito limitada (menos de dois anos) ou nenhuma, uma vez que está a acabar os estudos. Assim, é necessário concentrar-se nas capacidades, competências, conhecimentos, realizações, qualificações, responsabilidades adquiridas, trabalho voluntário, viagens, idiomas...
Profissional
É um estilo usado por candidatos que já têm um mínimo de experiência de 3-5 anos e que estão em posições intermediárias ao nível da responsabilidade. Concentra-se nos objectivos alcançados, solucionamento de problemas, aplicação de capacidades, promoção e desenvolvimento de carreira. Os estudos têm menos importância que a experiência adquirida.
Executivo
É usado para pessoas em altos cargos. Concentra-se nos objectivos alcançados como director de um departamento ou empresa, solucionamento de problemas, liderança, uso de capacidades e motivação da equipa. Em resumo, para enfatizar as competências que se tem e foram aplicadas.