Diferença entre um Curriculum Vitae e um Resume?
Diferentes terminologias para diferentes países:
O termo Resume aplica-se apenas nos EUA.
O termo Curriculum Vitae é usado nos países da Europa, América, Ásia e África.
Conteúdos e objectivos diferentes.
Resume: enfatiza a informação sobre a experiência, habilidades e estudos relevantes para os objectivos que devem ser cumpridos em determinado posto de trabalho para o qual se está a candidatar.
Curriculum Vitae: É uma compilação de todos os dados académicos e experiência relevante de uma pessoa durante toda a sua vida (vitae é o termo em latim para vida), não tem relação com a posição a que se está a candidatar. A estrutura normalmente engloba dados pessoais, dados académicos, experiência relevante, idiomas, informática e outros dados, tudo em ordem cronológica.
Tipo de empresa ou posição a que deve ser dirigido
Resume: posições comerciais, direcção, media, audio-visuais, criativo...
Curriculum Vitae: Mais apropriado para posições académicas, científicas, médicos, investigação, tecnologia...
O que quer fazer?
Resume: Quer trabalhar nos EUA?
Como transformar o seu CV num Resume bom e eficaz.
Se quiser optar por uma determinada posição e/ou fazer uma mudança de profissão na sua carreira, a primeira coisa a fazer é desfazer a ideia de que precisa de um CV com uma contabilização de experiência e resultados alcançados, e que é o mesmo para todas as posições e/ou empresas.
O seu objectivo é conseguir uma entrevista e convencer o entrevistador que é o candidato perfeito para a posição. "A apesentação deve ser feita à medida", é esta a característica fundamental do CV-Resume.
Tente reflectir a experiência, realizações e objectivos que se identifiquem com a posição a que se candidata em particular, para que a pessoa responsável pelo recrutamento saiba que satisfaz as características requeridas para a função em causa. Pode omitir a experiência académica ou de trabalho que não esteja relacionada com o cargo ou então resumir a uma frase.